SABRINA SILVA
REDAÇÃO G5
Após as chuvas intensas que atingiram Belo Horizonte nos dias 26 e 27 de outubro, a cidade enfrenta um cenário de sujeira e destruição. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que foram recolhidas 32 toneladas de resíduos, volume equivalente a 32 carros Ford Fiesta, tudo em galhos e lama. Dentro das casas, os estragos foram severos, com a queda de até 17 muros de arrimo.
Para dar conta da limpeza, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) mobilizou 98 garis, 10 caminhões básicos e um caminhão-pipa. A PBH destacou que todos os resíduos foram levados para o aterro sanitário de Macaúbas, em Sabará, com os maiores danos concentrados nas regiões Oeste, Centro-Sul, Nordeste e Pampulha.
A Defesa Civil também teve trabalho com 47 solicitações relacionadas ao temporal através do Disque 199, incluindo 17 desabamentos parciais de muros. Alagamentos e deslizamentos de terra também foram registrados.
No bairro Estrela Dalva, um vídeo enviado por moradores mostra a queda de uma grade de apartamento, com escombros espalhados. No Buritis, um muro desabou, obstruindo a via pública. A Defesa Civil emitiu uma notificação de risco à síndica do imóvel, orientando sobre a necessidade de recuperação e reparos.