Pacientes com queixa de alterações auditivas que necessitam do exame para diagnóstico audiológico, o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (Peate), poderão, a partir da próxima quarta-feira (30), contar com o serviço no SUS Betim. A prefeitura oferecerá a realização de 80 exames por mês, no no Centro de Referência em Especialidades Divino Ferreira Braga, sempre com a condução de um profissional fonoaudiólogo.
O Peate é um exame que permite avaliar a integridade das vias auditivas, desde o ouvido interno até o tronco cerebral, auxiliando no diagnóstico de perdas auditivas quando não é possível realizar os exames básicos de audição: audiometria tonal e vocal. O Peate é indolor e pode ser feito em recém-nascidos, crianças, adultos, idosos, pacientes com deficiências neurológicas e autistas.
A Secretaria Municipal de Saúde registra, atualmente, 225 usuários em fila de espera para o procedimento. Por isso, o planejamento da Diretoria de Regulação (Direg) é zerar a demanda reprimida e tornar o exame acessível, em tempo hábil, para todos que necessitarem.
A orientação do SUS Betim aos usuários é que procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ao perceberem sinais de perda auditiva ou alterações na audição (zumbidos). A Equipe de Saúde da Família (ESF) realizará a avaliação e, se houver a necessidade do exame, a solicitação poderá ser realizada pelo médico da ESF ou pelo otorrinolaringologista. Podem ainda solicitar o Peate os fonoaudiólogos. Uma vez solicitado, o mesmo será agendado em tempo oportuno pela Direg no Centro de Referência em Especialidades Divino Ferreira Braga.