Ouça este conteúdo
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, gerou polêmica nas redes sociais ao postar um vídeo onde aparece comendo uma banana com casca. A atitude, aparentemente bem-humorada, teve como fundo a crise da alta nos preços dos alimentos e a inflação, tema central nas discussões políticas recentes. No post, Zema revela que, antes de consumir o fruto de maneira inusitada, consultou uma nutricionista, que teria aprovado a ideia. “Dessa vez eu recorri a uma nutricionista para ver se podia ou não, e ela falou que sim”, conta o governador antes de dar uma mordida na casca da banana. “Não fica tão bom quanto a banana pura, não. Mas dá para encarar nestes tempos em que os preços dispararam. Fica aí uma sugestão que pode funcionar”, conclui ele, sugerindo uma alternativa mais econômica frente aos altos custos dos alimentos.
Embora pareça uma brincadeira, a publicação se insere no contexto da série de críticas que Zema tem feito à política econômica do governo federal. Zema tem utilizado suas redes sociais, com mais de 1,6 milhão de seguidores, para alfinetar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O governador mineiro já havia manifestado sua opinião sobre a inflação em publicações anteriores, como no último sábado (8/2), quando respondeu a uma declaração de Lula sobre a alta dos preços. Na ocasião, o presidente sugeriu que os brasileiros evitassem comprar produtos caros para ajudar a reduzir a inflação. Zema, sem citar Lula diretamente, afirmou: “A população está careca de saber que o preço dos alimentos está lá em cima e que é difícil ficar optando por outra coisa quando tudo está muito caro”. E, para reforçar seu ponto de vista, chamou a sugestão do presidente de “lorota econômica”.
Em tom irônico, o governador também fez uma metáfora em relação ao café, sugerindo que o Brasil estaria cometendo os mesmos erros do passado ao tentar resolver problemas econômicos com soluções repetidas. “Tô fazendo aqui uma experiência na minha casa. Peguei o pote de café que eu já havia utilizado na cafeteira e tô deixando ele secar aqui no sol. Pelo que eu já tomei conhecimento, dizem que fica uma porcaria, mas vamos testar”, brincou. “Parece que aqui no Brasil nós estamos acostumados a repetir os mesmos erros, esperando um resultado diferente”, completou Zema.
A resposta não demorou a vir, e foi dada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, que não poupou críticas à postura do governador de Minas. Renan usou as redes sociais para atacar Zema, comparando suas publicações ao programa infantil Teletubbies, afirmando que estavam sem conteúdo relevante. “Eu até tenho respeito por você, fomos governadores juntos. Mas suas redes sociais estão cada vez mais parecendo Teletubbies, sem conteúdo. Você só se aproveita de qualquer fato para ganhar notoriedade. Agora, comer banana com casca para falar sobre inflação? Tá muito falso”, disse o ministro, que é aliado de Lula.
Renan Filho ainda fez uma crítica sobre o comportamento de Zema durante a visita aos Estados Unidos, lembrando o boné “Make America Great Again” usado pelo governador. “Minas é um dos maiores produtores do Brasil, e você estava lá com o boné vermelho escrito ‘Make America Great Again’. Cadê as atitudes concretas? O que você tem feito em seu mandato?”, questionou o ministro.
Veja o vídeo de Renan Filho: