Ouça este conteúdo
O Papa Francisco, de 88 anos, continua em tratamento contra uma pneumonia grave nos pulmões, que já dura 19 dias. Na manhã desta quarta-feira (5), fontes vaticanas confirmaram que o pontífice voltou a utilizar a oxigenoterapia de alto fluxo, após uma noite com ventilação mecânica não invasiva. Ele permanece internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, onde segue monitorado de perto.
O boletim matinal divulgado pela Santa Sé informou que o Papa teve uma boa noite de sono e acordou por volta das 8h (horário local). No entanto, o estado de saúde de Francisco ainda é considerado crítico, embora estável. Segundo a nota, ele não apresentou novos episódios de insuficiência respiratória na última terça-feira (4), continua sem febre, está alerta e cooperando com os tratamentos.
A oxigenoterapia de alto fluxo, que o Papa está utilizando atualmente, é feita por meio de cânulas nasais para administrar oxigênio. Já a ventilação mecânica não invasiva é realizada com o uso de uma máscara, que tem sido alternada com a oxigenoterapia para evitar complicações respiratórias, como as que ocorreram no dia 3 de março.
A equipe médica continua otimista com a evolução do quadro, considerando que a estabilidade do pontífice representa uma “evolução normal de uma pneumonia grave”, que exige tempo e cuidados intensivos. Não há previsão de visitas para o Papa nesta quarta-feira (5), e o Vaticano ainda não confirmou se ele retomou suas atividades de trabalho.