Ouça este conteúdo
Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais podem enfrentar temperaturas extremas nos próximos dias. A partir desta quarta-feira (12), uma onda de calor deve elevar os termômetros da capital mineira a marcas inéditas para 2025, segundo o Instituto Climatempo. A previsão aponta que o calor intenso deve se estender até terça-feira (18), com máximas em torno de 34°C a 35°C.
Além de BH, outras regiões do estado, como a Zona da Mata, o Leste e o Centro-Norte de Minas Gerais, também devem sentir o impacto das altas temperaturas. O fenômeno não se restringe a Minas: todas as capitais do Sudeste têm alta chance de bater recordes de calor para este ano e até para o verão 2024/2025. São Paulo e Rio de Janeiro podem registrar picos entre quarta (12) e quinta-feira (13), enquanto Belo Horizonte e Vitória têm previsão de calor extremo entre quinta (14) e sexta-feira (15). No Rio, os termômetros podem chegar a 38°C ou 39°C.
Nesta segunda-feira (10), o tempo segue estável em BH, com mínima de 17°C e máxima de 29°C. A umidade relativa do ar à tarde deve ficar em torno de 40%, índice abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera ideal valores entre 50% e 60%.
Mesmo com o calor intenso, as chuvas típicas de verão ainda podem ocorrer em algumas áreas de Minas Gerais, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, o Climatempo alerta que em diversas regiões do Sudeste e do Nordeste, incluindo o leste do Piauí, interior de Pernambuco e parte do centro-norte da Bahia, as temperaturas podem ficar de 5°C a 7°C acima da média.
Com a previsão de calor extremo, especialistas recomendam evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia, manter a hidratação e redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde.