Ouça este conteúdo
Os candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 têm até segunda-feira, 3 de fevereiro, para realizar suas matrículas ou registros acadêmicos nas instituições de ensino superior participantes. A data, anteriormente definida para o dia 31 de janeiro, foi prorrogada pelo Ministério da Educação (MEC).
Na última segunda-feira (27), o MEC divulgou com um dia de atraso o resultado da primeira chamada regular, que estava prevista para o dia 26 de janeiro. O resultado pode ser consultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A prorrogação do prazo de matrícula foi uma das mudanças importantes no processo seletivo deste ano, que continua sem novas definições para as próximas etapas. As datas para manifestação de interesse na lista de espera e para convocação dos selecionados por essa lista ainda não foram divulgadas. As instituições de ensino superior poderão utilizar a lista de espera ao longo do ano para preencher vagas não ocupadas na chamada regular.
Neste início de 2025, o Sisu oferece 261.779 vagas para cursos de graduação em 124 universidades e institutos federais. O programa do MEC, que existe desde 2010, tem o objetivo de ampliar o acesso à educação superior no Brasil, reunindo vagas de instituições públicas em todo o país.
A seleção dos candidatos leva em conta a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. As vagas são preenchidas conforme a pontuação e as modalidades de concorrência.
Para dúvidas adicionais, os estudantes podem entrar em contato com a instituição de ensino ou com a central de atendimento do MEC pelo telefone 0800 61 61 61.