Belo Horizonte, 4 de abril de 2025

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Frei Gilson bate recorde de audiência e vira alvo de ataques

Transmissões do frei ultrapassam 1 milhão de dispositivos e geram reações acaloradas

Ouça este conteúdo

0:00

O quinto dia de orações do rosário conduzido pelo Frei Gilson registrou um pico de mais de 1,3 milhão de dispositivos conectados na madrugada desta segunda-feira (10). A mobilização acontece em meio a ataques de militantes de esquerda, que nos últimos dias passaram a criticar o religioso nas redes sociais.

Desde o dia 5 de abril, o frei realiza diariamente, às 4h da manhã, uma campanha de Quaresma que seguirá até o Domingo de Páscoa, em 20 de abril. A programação inclui a oração do rosário, pregação e missa. Durante a live desta segunda-feira, Frei Gilson evitou comentar sobre os ataques, no entanto, dedicou um momento especial para rezar pelas mentes, intercedendo contra sentimentos “confusos”, de “medo”, de “revolta”, de “vingança”, de “inveja” e de “orgulho”.

A transmissão também foi realizada, pela primeira vez, no X (antigo Twitter), alcançando cerca de 30 mil dispositivos na plataforma. O frei ainda anunciou que bispos católicos participarão das orações desta semana.

Reações ao aumento da audiência das transmissões

Mesmo sendo transmitidas de madrugada, as orações de Frei Gilson têm reunido uma média de 1 milhão de dispositivos conectados por dia. Com a crescente visibilidade, ele passou a ser alvo de internautas de esquerda, que o acusam de extremismo e de ligação com a direita política.

“Um frei fascista da Brasil Paralelo, um negacionista, anticiência, misógino. Pra piorar, fica dizendo que não existe mudanças climáticas, um canalha oportunista. Um vagabundo da pior espécie que usa a religião para atrasar a evolução planetária. Se existir o capeta, esse é um discípulo dele”, escreveu uma internauta.

“Pra quem não sabe, é um extremista bolsonarista, ligado ao Brasil Paralelo. Primeiro tomaram as igrejas evangélicas, pararam de cultuar a Cristo e passaram a cultuar o bezerro de ouro. Agora o plano é tomarem a Igreja Católica para usarem a favor do bolsonarismo”, disse um influenciador de esquerda.

“Um padreco facho extremista. Jajá tá pedindo anistia pra milico golpista”, criticou outro internauta.

Mesmo entre figuras da esquerda, houve quem criticasse a postura dos militantes em relação ao religioso. O deputado federal André Janones (Avante-MG) apontou que atacar um frei popular é uma estratégia “burra e arrogante” em um país de maioria cristã. “Cada dia tenho certeza que merecemos o que estamos vivendo”, concluiu.

Direita se mobiliza em defesa de Frei Gilson

Diante das críticas, figuras políticas e personalidades da direita saíram em defesa de Frei Gilson. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro manifestaram apoio ao religioso. Bolsonaro exaltou a mobilização de milhões de fiéis e, além disso, afirmou que o frei é atacado justamente por isso, e destacou que “a fé cristã nunca se curvou à perseguição e não será diferente agora”. Michelle Bolsonaro, por sua vez, publicou uma mensagem nos stories desejando proteção ao frei.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), também se manifestou em defesa do sacerdote. Ele criticou os ataques recebidos por Frei Gilson e questionou as motivações por trás das ofensas, chamando a reação da esquerda de “inacreditável”. “É inacreditável que tem pessoas que fazem esse tipo de comentário. Quão deteriorada e pobre tem que ser uma alma para ficar reclamando de pessoas que estão rezando às 4h da manhã?”, disse o deputado.

plugins premium WordPress