Ouça este conteúdo
Na última quinta-feira, a equipe de transição do governo dos Estados Unidos divulgou o primeiro retrato oficial de Donald Trump como presidente eleito para o novo mandato. A imagem, que rapidamente repercutiu nas redes sociais e na imprensa norte-americana, foi comparada ao “mug shot” de Trump, registrado em 2023, quando o republicano enfrentou acusações relacionadas à tentativa de reverter os resultados das eleições presidenciais de 2020.
Em 2023, Trump se apresentou à Justiça da Geórgia, onde foi formalmente fichado e teve suas impressões digitais coletadas. Durante o processo, ele pagou uma fiança no valor de US$ 200 mil. O “mug shot” é uma foto policial comum em procedimentos de detenção, usada para identificar acusados, independentemente de serem posteriormente libertados ou considerados inocentes.
A nova foto oficial de Trump traz uma expressão séria, com o olhar direcionado para cima e a sobrancelha levantada, remetendo ao mesmo estilo presente no retrato de fichamento. Compare as duas fotos:
A semelhança entre as duas imagens gerou diversas discussões online, comparando as duas imagens e muitos se perguntaram o motivo de de Trump repetir a pose que marcou sua imagem pública em um momento tão controverso.