Belo Horizonte, 4 de abril de 2025

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Anvisa interdita creme dental da Colgate após relatos preocupantes

Relatos de reações adversas levam à suspensão temporária da venda do produto; consumidores devem verificar embalagens

Ouça este conteúdo

0:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (27), a interdição cautelar do creme dental “Clean Mint”, da Colgate. A decisão foi publicada no Diário Oficial e ocorre após um aumento significativo de relatos de efeitos adversos relacionados ao uso do produto. Segundo a Anvisa, consumidores relataram sensibilidade excessiva, inflamação gengival, sensação de ardência e até dificuldades para se alimentar e se comunicar.

✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲

A agência apontou que os problemas relatados estão associados à presença do fluoreto de estanho, um dos componentes da nova formulação do creme dental. Apesar de ser um agente utilizado para fortalecer o esmalte dos dentes e prevenir cáries, algumas pessoas podem apresentar reações adversas ao composto. Devido ao impacto significativo na qualidade de vida dos consumidores afetados, a Anvisa decidiu suspender temporariamente a comercialização do produto por um período de 90 dias ou até que novos testes comprovem sua segurança.

Ao publicar sua decisão sobre a interdição, a Anvisa ainda orientou que os consumidores checassem a embalagem secundária (cartucho de cartolina) para saber se o produto que está em sua residência está sujeito à interdição. “Procure no rótulo o número do processo, na Anvisa, que é 25351.159395/2024-82”, disse a agência. Caso o consumidor tenha somente a bisnaga, a orientação é verificar se na composição do creme consta a substância “fluoreto estanoso”.

Embora a interdição impeça a venda da pasta de dente, não há determinação para recolhimento dos lotes disponíveis no mercado. Os estabelecimentos comerciais devem apenas garantir que o produto não seja exposto para venda durante o período de suspensão. Dessa forma, a Colgate segue buscando reverter a decisão e apresentar à Anvisa informações adicionais sobre a segurança do creme dental.

Em nota, a Colgate afirmou que seu produto atende a todos os padrões de qualidade e segurança, mas reconheceu que alguns consumidores podem ter sensibilidade a certos ingredientes. “O creme dental Total Clean Mint é seguro para uso e está em conformidade com as regulamentações vigentes. No entanto, algumas pessoas podem apresentar reações ao fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Seguimos em diálogo com a Anvisa para esclarecer qualquer dúvida e garantir total transparência”, declarou a empresa.

plugins premium WordPress