Ouça este conteúdo
O ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso, faleceu na madrugada deste domingo (2), em Belo Horizonte, aos 86 anos , devido à falência múltipla de órgãos. Ele foi internado no Hospital Orizonti, no bairro Mangabeiras. A informação foi confirmada pelo filho, o deputado federal Newton Cardoso Júnior, que publicou uma nota de pesar nas redes sociais. Segundo seu filho, ele “lutou até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e espera”.
O velório será realizado nesta segunda-feira (3), a partir das 10h, no Palácio da Liberdade, com honrarias em reconhecimento à sua contribuição política. A cerimônia será aberta ao público. Após a despedida, o corpo será cremado em uma cerimônia reservada apenas para familiares.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lamentou a morte do ex-governador em uma publicação nas redes sociais. “Minas Gerais se despede com a pesar de Newton Cardoso, ex-governador que deixou sua marca na política. Sua trajetória, iniciada ainda na juventude, sempre foi marcada pelo diálogo, carisma e resiliência. Nossa solidariedade à família e aos amigos neste momento difícil” , declarou.
Minas Gerais se despede com pesar de Newton Cardoso, ex-governador que deixou sua marca na política. Sua trajetória, iniciada ainda na juventude, sempre foi marcada pelo diálogo, carisma e resiliência. Nossa solidariedade à família e aos amigos neste momento difícil.
— Romeu Zema (@RomeuZema) February 2, 2025
Em homenagem ao ex-governador, Zema decretou luto oficial de três dias no estado , conforme publicado em edição extra do Diário Oficial Minas Gerais neste domingo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se pronunciou sobre a morte de Newton Cardoso. “Recebi com pesar a notícia da morte de Newton Cardoso, aos 86 anos. O advogado e empresário ajudou a fundar o MDB de Minas Gerais e foi um importante opositor da ditadura, tendo sido eleito deputado federal, prefeito mais de uma vez de Contagem e governador do Estado. Meus sentimentos aos familiares e amigos” , escreveu Lula no X, antigo Twitter.
Recebi com pesar a notícia da morte de Newton Cardoso, aos 86 anos. O advogado e empresário ajudou a fundar o MDB de Minas Gerais e foi um importante opositor da ditadura, tendo sido eleito deputado federal, prefeito mais de uma vez de Contagem e governador do Estado. Meus…
— Lula (@LulaOficial) February 2, 2025
Newton Cardoso, conhecido como “Newtão”, governou Minas Gerais de 1987 a 1991 e foi três vezes prefeito de Contagem e duas vezes deputado federal. Também ocupou o cargo de vice-governador (1999-2002) e se destacou como empresário nos setores agropecuário e siderúrgico. Fundador do MDB em 1966, permaneceu na legenda por toda a vida. Após deixar a política, dedicou-se aos negócios. Seu filho, Newton Cardoso Júnior, segue sua trajetória como deputado federal e presidente estadual do partido.