Belo Horizonte, 7 de maio de 2025

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Quadrilha desvia milhões do INSS em fraude de 20 anos

Ação da Polícia Federal desmantela esquema de fraudes que envolveu idosos e documentos falsificados para lucrar com benefícios assistenciais

Ouça este conteúdo

0:00

Três pessoas foram presas nesta terça-feira (6) em uma operação da Polícia Federal que desarticulou um esquema de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável por desviar cerca de R$ 11,5 milhões dos cofres públicos. A Operação Egrégora aconteceu em Belo Horizonte, Contagem e Betim, na Região Metropolitana da capital mineira. Além das prisões, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲

De acordo com a PF, o grupo criminoso usava documentos falsos e identidades fictícias para receber benefícios assistenciais, principalmente voltados a idosos de baixa renda. Ao longo dos anos, dez pessoas se passaram por 40 cidadãos inexistentes, forjando certidões de nascimento, carteiras de identidade e comprovantes de residência. O esquema teria funcionado por quase duas décadas.

As investigações foram realizadas em parceria com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), órgão do Ministério da Previdência Social, e apontam que, além do prejuízo já causado, a quadrilha poderia ter provocado um dano adicional de R$ 5,2 milhões se não fosse descoberta a tempo.

Todos os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal da Justiça Federal de Belo Horizonte e os suspeitos agora devem responder por estelionato qualificado e associação criminosa.

plugins premium WordPress