Ouça este conteúdo
Na manhã desta quarta-feira (26/02), a Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular um grupo criminoso especializado no contrabando de migrantes para os Estados Unidos. A organização, liderada por uma família de Governador Valadares (MG), estava envolvida no agenciamento de 669 pessoas, que eram encaminhadas para os EUA via México.
Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, sendo 11 em Governador Valadares, dois no Espírito Santo e um no Distrito Federal. Além disso, a operação resultou no bloqueio de contas bancárias, apreensão de passaportes e o sequestro de bens avaliados em até R$ 43 milhões.
O grupo operava com núcleos especializados na captação de migrantes, compra de passagens aéreas, reservas de hotéis, falsificação de documentos e criação de contas bancárias para o recebimento de valores das vítimas.
Durante a operação, dois suspeitos foram presos em flagrante, sendo um por posse irregular de munição e outro por resistência à abordagem. Também foram apreendidos documentos, dinheiro, joias e veículos.
Os envolvidos no esquema devem responder por diversos crimes, incluindo a participação em organização criminosa, promoção de migração ilegal e falsificação de documentos, com penas que podem ultrapassar 33 anos de prisão.