Belo Horizonte, 4 de abril de 2025

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Operação da Gaeco mira Pirata e prende líderes do PCC e CV

Ação desmantela facções criminosas na Grande BH e apreende materiais ilícitos

Ouça este conteúdo

0:00

Nesta terça-feira (11), uma operação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deu um duro golpe nas facções criminosas que atuam na Grande Belo Horizonte. A ação, batizada de ‘All In’, tem como objetivo desarticular a organização criminosa Tudo 3, ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), e neutralizar os efeitos de uma guerra entre facções que já resultou em 37 assassinatos nos últimos dois anos. As investigações apontam que os confrontos violentos envolvem também a facção rival Tudo 2, do Comando Vermelho (CV).

A operação foca principalmente em Danilo Santos de Jesus, conhecido como Pirata, chefe da gangue Tudo 3. Mesmo já preso, Pirata foi alvo de um novo mandado. Ao todo, 14 suspeitos foram capturados, e 31 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, com a apreensão de armas de fogo, drogas e outros materiais ilícitos.

A guerra entre as facções, que se estende desde o Rio de Janeiro e São Paulo até a Região Metropolitana de Belo Horizonte, gerou uma série de mortes e desestabilizou a segurança local. Em Lagoa Santa, por exemplo, 17 homicídios ocorreram em 2023, e 14 desses casos estão diretamente ligados às organizações ‘Tudo 2’ e ‘Tudo 3’. Além disso, as investigações revelaram que os conflitos envolvendo o PCC se espalharam por outras cidades da região, incluindo Esmeraldas, Betim, Sete Lagoas, Matozinhos, Baldim, Conceição do Mato Dentro e Nova Lima, todas com ramificações do PCC.

A operação resultou na prisão de líderes e membros de alto escalão da organização criminosa.

plugins premium WordPress