Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou na manhã desta quinta-feira (30) que deseja ver o senador Rodrigo Pacheco (PSD) como futuro governador de Minas Gerais. A afirmação ocorreu durante uma coletiva de imprensa, quando Lula foi questionado sobre a possibilidade de Pacheco ou do deputado federal Arthur Lira (PP) assumirem um ministério no governo federal.
Sem entrar em detalhes sobre a composição ministerial, o presidente desviou a pergunta e reforçou sua intenção para o futuro político do senador mineiro. “Eu quero que o Pacheco seja governador de Minas Gerais. É isso que eu quero”, afirmou Lula.
Nos bastidores, cresce a especulação sobre os próximos passos de Pacheco, que atualmente preside o Congresso Nacional. Ele é apontado como um dos principais nomes do PT para disputar o governo estadual em 2026. O próprio Lula já havia elogiado o senador, classificando-o como um “grande nome” para concorrer ao Executivo mineiro.
Além disso, segundo informações do jornal O TEMPO, Pacheco também é cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), atualmente sob o comando do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Apesar das especulações, o senador tem evitado falar publicamente sobre seus planos, mantendo diferentes possibilidades em aberto.