Belo Horizonte, 7 de abril de 2025

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Gleisi Hoffmann assume cargo estratégico no governo Lula

Padilha deixa a Secretaria para comandar a Saúde e Gleisi fortalece a relação com o Congresso

Ouça este conteúdo

0:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) será a nova titular da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), a pasta responsável pela articulação política do governo federal. Gleisi substituirá Alexandre Padilha, que assumirá o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade, que deixa o cargo.

A posse de Gleisi Hoffmann está agendada para o próximo dia 10 de março, quando ela ocupará oficialmente a função, que tem como objetivo fundamental a interlocução entre o Executivo e o Legislativo, além da relação com os demais entes federados. A escolha de Lula foi recebida com entusiasmo por aliados, apesar de algumas sugestões iniciais para que um nome do Centrão fosse escolhido para ocupar a pasta. No entanto, o presidente preferiu manter a Secretaria de Relações Institucionais sob o comando do PT.

Em uma postagem nas redes sociais, Lula expressou confiança na escolha, destacando que Gleisi “vem para somar” e que a deputada desempenhará um papel essencial na articulação política do governo. “A companheira e deputada federal Gleisi Hoffmann vai integrar o governo federal. Vem para somar na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, na interlocução do Executivo com o Legislativo e demais entes federados. O Alexandre Padilha assumirá o Ministério da Saúde. Bem-vinda e bom trabalho”, afirmou o presidente.

Gleisi Hoffmann também se manifestou nas redes sociais, ressaltando a “imensa responsabilidade” do convite e o compromisso de continuar dialogando com diferentes partidos e lideranças políticas, como fez em sua trajetória, que inclui passagens pelo Senado Federal, pela Câmara dos Deputados, pela Casa Civil, pela Diretoria de Itaipu e pela presidência do PT. “É com este sentido que seguirei dialogando democraticamente com os partidos, governantes e lideranças políticas, como fiz nas posições que ocupei”, declarou.

Alexandre Padilha, atual titular da SRI, parabenizou Gleisi pela nomeação e expressou certeza de que ela terá “muito sucesso na articulação política” do governo. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também desejaram sucesso à nova ministra da articulação política. Ambos foram informados diretamente por Lula sobre a escolha de Gleisi para o cargo.

plugins premium WordPress