Ouça este conteúdo
Com 139.503 novas vagas formais, o estado se destaca pelo crescimento contínuo da economia, com 11 meses seguidos de saldo positivo no número de empregos. Esse avanço sólido é resultado de políticas públicas eficientes e do ambiente favorável aos negócios, que impulsionaram a geração de emprego e renda em Minas Gerais ao longo de 2024.
Apesar da perda de vagas no mês de dezembro (-68.617), um reflexo típico das contratações temporárias de fim de ano, o saldo acumulado coloca Minas Gerais atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, com um total de 4,9 milhões de empregos formais. O setor de Serviços foi o grande responsável pela maior parte das novas vagas, com 74.740 postos, seguido por Comércio (28.810), Indústria (28.520) e Construção (9.394). Já a Agropecuária registrou uma leve queda de 1.950 vagas.
O sucesso de Minas Gerais na geração de empregos reflete a desburocratização e o apoio às pequenas e microempresas, fatores essenciais para a boa performance do estado. O governador Romeu Zema destaca a importância de um cenário mais seguro e estimulante para quem deseja empreender. “A desburocratização da máquina pública garante um cenário mais seguro e encorajador. Não é à toa que também tivemos um salto na abertura de novas empresas, principalmente as micro e pequenas”, comentou.
Em 2024, o estado viu a abertura de mais de 99 mil empresas, o melhor desempenho desde o início dos registros pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) em 2019. Esse resultado é impulsionado pelo programa Minas Livre para Crescer, que simplificou os processos burocráticos e favoreceu o crescimento dos pequenos negócios, que responderam por quase 70% do total de empregos gerados até novembro.
Outro grande destaque de 2024 foi o menor índice de desemprego da história de Minas, que atingiu 5% no terceiro trimestre, um recorde desde o início da série histórica, em 2012. Programas como Minas Forma e Trilhas de Futuro, que oferecem cursos gratuitos de qualificação profissional, também desempenharam papel fundamental nesse resultado positivo.
“Esse avanço é fruto de políticas públicas consistentes, voltadas para o desenvolvimento e inclusão social”, afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela.
Para 2025, a expectativa é que os investimentos em Minas Gerais sigam gerando novas oportunidades. O estado já acumulou mais de R$ 460 bilhões em investimentos privados desde 2019, o que resulta em milhares de novas vagas e reforça o caminho de crescimento para os próximos anos.