Ouça este conteúdo
Uma fábrica de gelo localizada no bairro Caiçara, na região Noroeste de Belo Horizonte, foi palco de um vazamento de amônia na madrugada desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado por volta das 2h35, após funcionários da empresa perceberem o incidente. O vazamento ocorreu na unidade situada na Avenida Presidente Carlos Luz.
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram a equipe da fábrica já tomando as medidas necessárias para conter o vazamento. Os funcionários fecharam o registro da tubulação, impedindo que a substância tóxica se espalhasse ainda mais. Com isso, os militares realizaram a ventilação do ambiente para garantir que não houvesse risco de maiores complicações. “Os ocupantes do lugar saíram de forma segura e as guarnições permaneceram monitorando a situação”, informou o CBMMG.
A amônia, que é comumente usada em sistemas de refrigeração industrial, é uma substância extremamente tóxica e, em grandes concentrações, pode ser fatal se inalada. Contudo, felizmente, nenhuma pessoa precisou de atendimento médico, já que a evacuação foi feita de forma segura e o vazamento foi rapidamente controlado.
Após o protocolo técnico da empresa, que incluiu averiguação e checagem da área, os bombeiros confirmaram que o vazamento foi cessado. Para garantir que tudo estivesse em ordem, uma equipe especializada em Operações Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (CQBRN) do CBMMG retornou ao local pela da manhã.