Ouça este conteúdo
Minas Gerais ganhou destaque no cenário acadêmico global. Francisco Murilo Zerbini Júnior, professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), está entre os 15 cientistas brasileiros reconhecidos no prestigiado ranking Highly Cited Researchers, da consultoria Clarivate Analytics.
O levantamento reúne 6.636 pesquisadores de diferentes áreas que mais publicaram trabalhos citados no último ano, incluindo patentes e artigos científicos de alto impacto. Zerbini é doutor em Fitopatologia pela Universidade da Califórnia e sua pesquisa se concentra em viroses que afetam plantas cultivadas.
Além de integrar a lista em anos anteriores, em 2024, Zerbini foi nomeado membro da Academia Brasileira de Ciências, reforçando sua relevância na área de Ciências Agrárias. Ele é o único representante mineiro na lista, que também inclui pesquisadores de instituições como USP, Fiocruz e PUC-Rio.
A USP lidera entre os brasileiros com oito cientistas no ranking, enquanto outras universidades do Sul e Sudeste também marcam presença.