Ouça este conteúdo
O primeiro banheiro público autolimpante de Belo Horizonte está prestes a ser liberado para uso. Instalado na Praça Rio Branco, na rua Paulo de Frontin, no Centro, o sanitário está em fase final de testes para garantir o pleno funcionamento de suas funcionalidades automatizadas. A previsão é que a população possa utilizá-lo nos próximos dias.
O equipamento conta com um sistema automatizado de abertura, fechamento e higienização, além de materiais em aço inoxidável projetados para evitar vandalismo. O espaço também foi pensado para atender pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade e segurança.
Segundo um funcionário do projeto, a previsão é que um segundo banheiro autolimpante seja instalado na próxima semana, na Praça da Estação.
Como funciona o banheiro autolimpante
Cada unidade possui duas cabines unissex equipadas com vaso sanitário, pia, reservatório de sabonete líquido, papel higiênico, secador de mãos e lixeira, com reposição diária dos insumos. O acionamento dos itens é feito por sensores de aproximação, permitindo a liberação de água, sabonete e secagem das mãos sem necessidade de toque, reduzindo o risco de contaminação por microrganismos.
Durante o uso, uma mensagem de áudio fornece instruções para orientar os usuários. Assim que a cabine é desocupada, sensores de presença ativam automaticamente o sistema de limpeza, que utiliza sprinklers para higienizar o chão com água e produtos desinfetantes. O processo de autolimpeza dura cerca de 20 segundos.
Novos pontos de instalação
O banheiro da rua Paulo de Frontin é o primeiro de uma série de instalações previstas em Belo Horizonte. Outras unidades serão implantadas nos seguintes endereços:
- Avenida Olegário Maciel, 915
- Praça Afonso Arinos
- Rua Aarão Reis, 234
- Rua Rio de Janeiro, 72