Ouça este conteúdo
Belo Horizonte e grande parte de Minas Gerais enfrentam um fim de semana de tempo instável, com chuvas fortes e trovoadas, além de um alerta para riscos geológicos em várias regiões da capital. A previsão é de céu nublado a encoberto, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas já no sábado (1º/2), com temperaturas variando entre 16ºC e 31ºC.
As condições climáticas são causadas pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno meteorológico que gera grandes volumes de chuva no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, principalmente entre novembro e fevereiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a ZCAS deve provocar volumes mais intensos de precipitação no Sul, Oeste, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, mas os efeitos também serão sentidos na capital.
Em janeiro, Belo Horizonte teve 20 dias com chuva, e, por conta disso, a Defesa Civil da cidade mantém alerta até terça-feira (4/2) para risco geológico, com ênfase na possibilidade de deslizamentos, quedas de muros e desabamentos. O risco é considerado forte nas regiões de Venda Nova, Pampulha, Noroeste, Oeste, Barreiro, Centro-Sul e Nordeste. Já a região Norte está sob risco moderado. Durante esse período, a Defesa Civil orienta a população a estar atenta à saturação do solo e a sinais em construções, como rachaduras e movimentações nos imóveis. Se esses sinais forem observados, é fundamental sair imediatamente do local e acionar os serviços de emergência, como a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
A previsão do tempo para o fim de semana é a seguinte:
- Sábado (1º/2): Céu nublado a encoberto, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Temperatura máxima de 31ºC e mínima de 16ºC.
- Domingo (2/2): Céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Máxima de 29ºC e mínima de 18ºC.
- Segunda-feira (3/2): Céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Temperatura máxima de 30ºC e mínima de 18ºC.