Ouça este conteúdo
O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, foi internado na noite de domingo (22) após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Ele está intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa, onde começou a passar pela redução de sedativos. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Montes Claros na manhã desta quinta-feira (26).
De acordo com o comunicado, o político encontra-se estável e ainda respira com a ajuda de aparelhos. A equipe médica iniciou a redução de sedativos, conforme previsto. Um novo boletim médico está programado para ser divulgado na sexta-feira (27).
Durante uma coletiva de imprensa na terça-feira (24), o neurocirurgião Márcio Nobre explicou que Humberto Souto chegou ao hospital consciente, mas apresentava fraqueza no lado esquerdo do corpo, um sintoma típico de AVC. “Ele chegou com um quadro neurológico súbito, que é típico de um acidente vascular encefálico. Apesar de estar conversando e consciente, ele estava com o lado esquerdo fraco, iniciando um processo de sofrimento cerebral”, relatou.
O também neurocirurgião Luiz Gustavo Biondi detalhou o procedimento de trombectomia mecânica realizado para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral. “É um procedimento via cateterismo. Conseguimos observar uma oclusão de um grande vaso da artéria carótida interna direita e, através de uma técnica que combina stent e aspiração, retiramos o trombo parcialmente, liberando uma grande parte da circulação sanguínea cerebral”, explicou.
O segundo mandato de Humberto Souto como prefeito de Montes Claros está prestes a se encerrar. Em janeiro, o cargo será assumido pelo atual vice-prefeito, Guilherme Guimarães.