Ouça este conteúdo
A cidade de Montes Claros foi palco, nesta quinta-feira (15/05), da cerimônia de posse da diretoria e dos membros das comissões da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Comissão de Minas Gerais, subcomissão do Norte de Minas. O evento contou com a presença de autoridades de destaque no cenário jurídico e político, como Guilherme Guimarães, prefeito de Montes Claros; a desembargadora Kárin Liliane Lima Emmerich Mendonça; a deputada estadual Leninha; o deputado federal Marcelo Freitas; Dra. Helena Delamonica, presidente da Comissão Nacional de Relações Institucionais da ABMCJ; Dr. Henderson Ogando; Dr. Herbert Alcântara, presidente da OAB Montes Claros; Dra. Gracyelle Bicalho, diretora institucional da OAB Montes Claros; Bruno Rezende, delegado da Polícia Civil de Minas Gerais; Dra. Gislayne Pinheiro, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros e diretora da OAB/MG; Cibele Macedo, diretora do Foro do Tribunal Justiça de Minas Gerais; Raquel Batista Rocha Teixeira, promotora de Justiça; Joycemara Cristina Sales de Freitas, delegada da Polícia Federal; Fillipi Araújo Florencio, delegado da Receita Federal; Paulo César, superintendente do Hospital Aroldo Tourinho; e o coronel Luciano Chaves, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar.
✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲
A ABMCJ, fundada em 1985, é uma organização nacional sem fins lucrativos que reúne juristas com o objetivo de promover a igualdade de gênero, a valorização da mulher no Direito e demais temáticas relevantes ao desenvolvimento da mulher como ser humano. Durante a cerimônia, ficou evidente o compromisso da entidade com o empoderamento feminino e o reconhecimento do papel transformador das mulheres no sistema jurídico brasileiro.
Um dos destaques da noite foi o discurso da presidente, Dra. Helena Delamonica, que destacou a importância da união e consciência coletiva: “Não construímos nada sem a presença do homem. Caminhamos juntos no sentido dessa construção maior e precisamos ter essa consciência e a transcendência de vaidades, aí sim vamos alcançar um amanhã melhor, mais justo e mais igualitário.” Ela também ressaltou a importância de atuar com paixão e afirmou que o momento vivido naquele dia permanecerá marcado na história.
- Leia mais: Gustavo Chalfun empossa novas lideranças das comissões da OAB-MG em solenidade prestigiada
Dra. Gracyelle Bicalho, também discursou, reforçando a coragem da voz feminina e o protagonismo das mulheres na área jurídica. Outro discurso emocionante foi o da desembargadora Kárin Liliane Emmerich, no qual compartilhou parte de sua história pessoal, relembrando os desafios enfrentados ao longo da carreira. Em sua fala, destacou que sororidade é estender a mão a outra mulher, não apenas criticar, mas, principalmente, apoiar. O evento, marcado por nomes e histórias, foi ainda enriquecido por uma apresentação cultural do Grupo Fitas, que trouxe elementos das tradições folclóricas, reforçando a conexão entre justiça, cultura e identidade regional. A posse das comissões da ABMCJ do Norte de Minas reafirma o protagonismo feminino como força essencial para a transformação do sistema de Justiça. A voz feminina, quando ocupa seu espaço com preparo, sensibilidade e coragem, não apenas representa: transforma.