Ouça este conteúdo
Uma fuga de prisão mobilizou as autoridades de Ipatinga, na região do Vale do Aço, na última quarta-feira (15). Júlio Coutinho da Silva, de 25 anos, cumpria pena no regime semiaberto e se infiltrou entre outros detentos que, após as fortes chuvas que atingiram a região, estavam sendo escalados para realizar a limpeza das ruas da cidade. Ao se misturar aos trabalhadores, Júlio conseguiu escapar da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, onde estava desde agosto de 2024.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o preso não tinha autorização para realizar trabalho externo e, mesmo assim, conseguiu sair da unidade prisional. As autoridades estão investigando as circunstâncias que possibilitaram a fuga, com apuração administrativa em andamento pela direção da penitenciária e pela Corregedoria da Sejusp.
A situação se complicou ainda mais quando, no sábado (18), a Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima de que a irmã de Júlio, de 26 anos, teria auxiliado na fuga. Câmeras de segurança registraram a movimentação dos dois, que foram vistos saindo de Ipatinga a bordo de um carro Siena preto, passando pelo bairro Vila do Belinho, em direção à BR-474. O mesmo veículo foi posteriormente avistado no distrito de Alicio, também conhecido como Mata Três.
A polícia agora solicita a colaboração da população para localizar o foragido. Qualquer informação pode ser compartilhada de forma anônima pelo Disque Denúncia Unificado, pelo número 181, com sigilo absoluto.