Ouça este conteúdo
A cidade de Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, registrou a menor temperatura do Brasil nas últimas 24 horas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram a 6,2 °C nesta quarta-feira, 14 de maio. O dado foi computado até às 7h, no horário de Brasília. O levantamento considera as temperaturas registradas até as 8h desta quarta-feira (14 de maio).
✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲
Na sequência, o Pico do Couto, no Rio de Janeiro, aparece com 6,6 °C, seguido por Campos do Jordão (SP) com 6,7 °C e Nova Friburgo – Salinas (RJ) com 6,9 °C. As cidades listadas são conhecidas pelas altitudes elevadas e clima serrano, o que explica os termômetros tão baixos, mesmo ainda no mês de maio. As informações reforçam o cenário de frente fria intensa que atinge o Sudeste brasileiro nesta semana.
Em Belo Horizonte, a madrugada também foi gelada. A capital mineira marcou 12,6 °C na estação do Cercadinho, localizada no bairro Buritis, região Oeste. Apesar de não ser a menor temperatura do estado, o registro é a segunda menor do ano na cidade. A sensação térmica, porém, foi ainda mais baixa: chegou a -5,2 °C por volta das 7h, devido aos ventos que alcançaram 59,76 km/h nos pontos mais altos da cidade.
De acordo com o Inmet, a tendência é de que as manhãs continuem frias nos próximos dias, especialmente em regiões de serra. O levantamento com as menores temperaturas do país considera os dados registrados até às 8h desta quarta-feira (14 de maio) e serve de alerta para moradores se prepararem para a continuidade do frio intenso em diversas partes do Sudeste.