Belo Horizonte, 4 de abril de 2025

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Álvaro Damião inaugura obra que era sonho de Fuad no centro de BH

Espaço histórico ganha nova vida em projeto que resgata a identidade da região central da capital

Ouça este conteúdo

0:00

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inaugurou, nesta quinta-feira (27), a Praça da Independência, localizada na avenida Afonso Pena, entre os edifícios Sulacap e Sulamérica, no centro da cidade. Durante a cerimônia, o prefeito em exercício, Álvaro Damião (União), ressaltou que a revitalização do espaço era um desejo antigo do prefeito Fuad Noman, que sempre mencionava a necessidade da obra durante a campanha eleitoral de 2024.

Damião destacou que a praça fazia parte da visão de Fuad para a cidade e afirmou que o prefeito frequentemente falava sobre a importância desse projeto. “O Sulamérica/Sulacap era um sonho do prefeito Fuad e sempre que a gente passava por aqui, ainda durante a campanha, ele falava”, disse Damião.

A nova praça integra o programa “Centro para Todo Mundo”, iniciativa da PBH que busca revitalizar e reocupar a região central da capital mineira. Durante a inauguração, Damião reforçou a importância da obra dentro do plano da prefeitura. “O belo-horizontino mais antigo vai se lembrar que uma de suas grandes alegrias era vir passear no centro da cidade, com seu pai, com sua mãe, e é isso que a gente quer de novo para Belo Horizonte: trazer o povo de volta para o centro da cidade”.

Recuperação da história

A Praça da Independência teve sua primeira versão na década de 1940, construída junto com os edifícios Sulacap e Sulamérica, um conjunto arquitetônico tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio do Município de Belo Horizonte. O espaço, que fica entre as ruas da Bahia e dos Tamoios, sofreu alterações significativas na década de 1970, quando um anexo de dois andares foi construído para ligar os dois prédios, descaracterizando o projeto original do arquiteto italiano Roberto Campello.

Em março de 2023, a PBH iniciou o processo de desapropriação do imóvel anexo, seguido pela demolição da estrutura. A intervenção trouxe de volta as características originais da praça, incluindo o piso em calçada portuguesa. O local também recebeu novas lixeiras, bancos e jardins, cujas mudas ainda estão em fase de crescimento. O investimento na obra foi de R$ 3,42 milhões, segundo a prefeitura.

plugins premium WordPress