Belo Horizonte, 4 de abril de 2025

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Pablo Marçal é condenado à 8 anos de inelegibilidade

Decisão da Justiça Eleitoral de SP afeta planos políticos de Marçal e impede novas candidaturas

Ouça este conteúdo

0:00

O empresário Pablo Marçal, ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) à inelegibilidade por oito anos, devido a abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. A decisão, tomada na sexta-feira (21), se baseou em ações movidas pelos candidatos Guilherme Boulos (Psol) e Tabata Amaral (PSB), que alegaram irregularidades durante a campanha de Marçal. Com isso, o empresário ficará impedido de disputar cargos eletivos até 2032.

A condenação, assinada pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, aponta que Marçal utilizou sua influência e recursos financeiros para beneficiar candidaturas a vereador, divulgando vídeos nas redes sociais. Segundo a acusação, a propaganda custou R$ 5 mil e foi usada para divulgar informações falsas sobre o sistema de arrecadação eleitoral e fazer ataques aos adversários.

O juiz destacou que as provas apresentadas, como o recebimento de doações vinculadas aos vídeos, não foram refutadas pelos réus, o que confirmou a fraude à legislação eleitoral. Marçal, que já havia confirmado sua candidatura à Presidência da República em 2026, ainda pode recorrer da decisão.

plugins premium WordPress