Ouça este conteúdo
O jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, filho do ex-deputado Rubens Paiva e autor do livro “Ainda Estou Aqui”, foi homenageado na concentração do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, em São Paulo, neste domingo (23). No entanto, pouco antes do desfile, ele foi alvo de uma agressão. Um homem atirou contra ele uma mochila, uma lata de cerveja e uma camiseta. Marcelo, que é cadeirante, não se feriu.
O caso ocorreu momentos antes do bloco sair em desfile pelas ruas da capital paulista. Marcelo usava uma máscara da atriz Fernanda Torres quando foi atacado. A motivação da agressão não foi esclarecida. Apesar do incidente, ele seguiu participando do evento normalmente.
O Ministério da Cultura (MinC) divulgou uma nota oficial manifestando solidariedade ao escritor. O livro de Marcelo foi a base para o filme homônimo, que concorre a três categorias no Oscar deste ano. “É triste receber a notícia de que Marcelo, usando uma máscara da atriz Fernanda Torres, e diante dos vários motivos que temos para comemorar sua vida, resistência e obra, tenha sido alvo dessa situação. Nós, do Ministério da Cultura, repudiamos todo e qualquer ato de violência e nos solidarizamos com esse grande nome da nossa história e cultura. Seguir no festejo só mostra sua grandeza e força”, afirmou a ministra Margareth Menezes.
O MinC ainda reforçou o desejo de que o caso seja isolado e defendeu que as manifestações culturais e carnavalescas sejam celebradas com respeito e alegria por todos. Até o momento, não houve informação sobre alguma providência oficial em relação ao agressor.
Marcelo se pronunciou na rede social X (antigo Twitter) na manhã desta segunda-feira, reafirmando que, apesar da tentativa de impedi-lo de desfilar, ele permaneceu e completou o percurso.
Eu cheguei de muito longe
E a viagem foi tão longa
E na minha caminhada
Obstáculos na estrada
Mas enfim aqui estou pic.twitter.com/K7f0UVDpBT— Marcelo Rubens Paiva (@marcelorubens) February 24, 2025