Ouça este conteúdo
O avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) arremeteu na tarde desta terça-feira (18/3) durante uma tentativa de pouso no Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba, interior de São Paulo. O incidente ocorreu por volta das 15h20, devido a ventos fortes, mas, felizmente, não houve maiores complicações.
✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲
Arremeter é um procedimento comum na aviação, utilizado quando o piloto decide abortar o pouso em andamento. A manobra é feita de forma segura, geralmente quando há condições adversas, como ventos fortes, que podem comprometer a aterrissagem. Neste caso, o piloto seguiu todas as orientações previstas e, dez minutos depois, conseguiu realizar o pouso com sucesso.
Comunicado do Aeroporto de Sorocaba
A razão pela qual a aeronave arremeteu foi a alteração das condições adversas. Segundo a assessoria do aeroporto, o vento de cauda, que se intensificou devido a uma mudança climática na região, foi o principal fator que levou o piloto a realizar a arremetida.
Veja a nota oficial omitida pelo Aeroporto Bertram Luiz Leupolz: “Informamos que a aeronave Força Aérea 01, ao realizar aproximação para a pista (cabeceira) 01 do Aeroporto de Sorocaba, recebeu indicações de vento de cauda, iniciando o previsto e seguro Procedimento de Aproximação Perdida previsto na Carta Aeronáutica.
O vento de cauda deu-se por alteração nas condições meteorológicas naturais e decorrentes da alteração do tempo na macrorregião de São Paulo.
Após a arremetida, o Força Aérea 01 realizou os procedimentos previstos para pouso na pista 19 (cabeceira oposta) e pousou com segurança às 15h33 local.”