Ouça este conteúdo
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu nesta quarta-feira (16) que medicamentos conhecidos como canetas emagrecedoras, como Ozempic, Wegovy, Saxenda e Monjaro, só poderão ser vendidos mediante receita médica com retenção obrigatória. A nova regra começa a valer 60 dias após a publicação no Diário Oficial da União, prevista para a próxima semana.
Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp.
Atualmente, esses medicamentos são vendidos com receita simples, sem que a farmácia precise reter o documento. Isso tem permitido que muitas pessoas comprem os produtos sem um acompanhamento médico adequado, o que aumenta os riscos à saúde e o uso indevido dos remédios.
Com a mudança, a venda dessas canetas passará a seguir os mesmos critérios aplicados aos antibióticos. Ou seja, o paciente precisará apresentar duas vias da receita médica, sendo que uma delas ficará retida na farmácia. Além disso, os estabelecimentos terão a obrigação de notificar a ANVISA sobre a comercialização desses medicamentos.
Segundo a agência, a medida tem como principal objetivo garantir o uso seguro e responsável desses produtos, que vêm sendo amplamente utilizados para emagrecimento mesmo por pessoas que não têm indicação clínica. Embora eficazes no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, esses medicamentos podem causar efeitos colaterais e exigem acompanhamento médico constante.