Ouça este conteúdo
“Céu de aranha! Ou aranha céu?”; “Bem-vinda à Uaistrália!” Esses foram alguns dos questionamentos engraçados que internautas fizeram sobre um fenômeno curioso que ocorreu em São Thomé das Letras, no Sul de Minas Gerais. Uma chuva de aranhas chamou a atenção dos internautas e o vídeo do ocorrido, compartilhado pela ativista ambiental Bruna Naomí, rapidamente viralizou nas redes sociais.
A “chuva de aranhas” trata-se de um comportamento comum em áreas rurais nessa época do ano, especialmente devido ao clima quente e úmido. O fenômeno é causado pela espécie Parawixia bistriata, uma aranha do Cerrado brasileiro, que, durante a fase reprodutiva, cria uma teia gigante para se alimentar, nutrir suas fêmeas e cuidar de seus filhotes.
Bruna, que agora se adapta ao cotidiano de Minas, comentou nas redes sociais: “Vejo cenas como essa voltando de uma simples ida ao mercado.” Ela fez questão de destacar que as aranhas não são perigosas para os seres humanos, explicando: “Elas fazem essa teia gigantesca que atravessa a estrada, passam o dia dormindo e saem no final da tarde. O nome da espécie é Parawixia Bistriata e ela não oferece nenhum risco à humanos!”.
O vídeo, que rapidamente se espalhou, gerou uma enxurrada de reações engraçadas, como “O risco é só de parada cardíaca kkk” e “Gente, informa que cidade é essa pra evitar o ataque do coração!” Apesar de causar um susto em quem se depara com elas, o fenômeno não oferece riscos sérios à saúde.
É importante lembrar que, apesar de não serem letais, o veneno dessas aranhas pode causar dor de cabeça, convulsão e confusão mental. Mas não há motivo para pânico, já que elas não são agressivas. Caso seja picado, procure atendimento médico o quanto antes.